Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mentir no currículo pode virar crime


SÃO PAULO – Mentir no currículo pode se tornar crime, com detenção de dois meses a dois anos para infratores.

É o que prevê o Projeto de Lei 6561/09, que tramita na Câmara dos Deputados.
Segundo o texto, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT), a punição será atribuída aqueles que falsificarem o currículo, integralmente ou em parte, inserindo informação falsa nele ou em banco de dados que armazene ou disponibilize para consulta o respectivo conteúdo, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, causar dano a terceiros ou habilitar alguém a obter cargo, emprego, função, título, bolsa de estudos, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem.

Embora o Código Penal preveja penas para casos de falsidade de documentos, não há punição específica para falsidade de currículos, que, de acordo com o projeto, é alvo frequente de falsificações ou alterações do conteúdo verdadeiro original com o objetivo de obter vantagens indevidas.

Como montar um bom currículo

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, montar um currículo que seja flexível e atenda a diversas vagas não é uma tarefa fácil. No entanto, a dificuldade não deve ser entendida como justificativa para mentir ou acrescentar dados a mais no documento para tentar impressionar o empregador. Tal postura tem feito contrário: acaba afastando ainda mais o profissional da vaga almejada.

Confira, a seguir, 12 dicas para auxiliá-lo na criação de um bom currículo e se preparar adequadamente, antes da entrevista, e, dessa forma, aumentar as chances de conquista de uma oportunidade de trabalho.

1 - Aumente suas chances: dependendo da sua área de atuação, pode se candidatar a diferentes oportunidades. Como fazê-lo, então? Em vez de montar um currículo engessado, é bem mais interessante analisar a proposta e alterar a hierarquia de algumas coisas como intenções, cursos e competências, por exemplo.
Dessa forma, pode aumentar as suas possibilidades. Mas lembre-se que alterar a hierarquia com foco em uma determinada vaga não significa cortar informações. E jamais se candidate a uma vaga fora do seu perfil.
2 - Tamanho é documento: o currículo é um resumo das suas qualificações, por isso não exagere na quantidade de dados. Um documento de duas páginas é considerado como ideal, mas isso pode variar dependendo da sua experiência e tempo de mercado.

Se esse for o caso, seja sucinto na hora de desenvolver o conteúdo de cada tópico como perfil, realizações, certificações e treinamentos, interesses, educação e habilidades especiais, como o conhecimento de línguas estrangeiras.

3 - Revisão e formato: preocupe-se com a linguagem utilizada e passe o pente fino para pegar erros de digitação ou concordância. Além disso, pense no formato. Destaque os tópicos, organize bem as listas e deixe espaços em branco para respiro, pois ler um bloco gigante de texto pode cansar o entrevistador. Quando terminar, peça para os amigos e familiares conferirem se está tudo claro.

4 - Inicie pelo mais recente: ao listar os lugares onde trabalhou, procure organizar sempre do mais recente para o mais antigo. Obviamente, o último emprego mostra as áreas nas quais você está mais ativo. Caso queira dar uma virada na carreira, deixe isso claro em outros tópicos, como interesses e habilidades, por exemplo.

5 - Só fatos relevantes: você deve incluir as informações sobre realizações, resultados obtidos em projetos e funções sem tornar a coisa muito cansativa. Diga que sua equipe reduziu o tempo de desenvolvimento em 20%. Deixe a explicação para a entrevista. Claro, se o processo utilizado for algo muito requisitado no mercado, é importante citar.

6 - Pense em busca: trabalha com “gerenciamento de equipes”, “programação orientada a objetos”, “SaaS” e tem conhecimento sobre “Business Inteligence”? Então, não deixe de usar esses termos em seu currículo.
Além de chamar a atenção do entrevistador, se ele estiver procurando por essas referências, essa prática pode ajudá-lo na hora de publicar seu currículo online.

7 - Não minta (sobre idiomas, inclusive): jamais minta. E, se você lê em inglês, mas não sabe como pronunciar uma palavra, simplesmente não diga que é fluente. Você pode se deparar com um alguém que vai entrevistá-lo nessa língua, só para testá-lo. O mesmo vale para outras habilidades.

8 - Mantenha-se atualizado: quando você está fora do mercado de trabalho por um longo período, precisa trabalhar duro na busca por uma colocação, o que significa que você precisa encontrar meios de incrementar as suas habilidades.

Mantenha-se atualizado quanto às novas tendências do mercado, lendo jornais de sua área, fazendo um curso de carreira e participando de eventos.

9 - Boca-a-boca: lembre que nem todos os empregos são anunciados das maneiras mais convencionais. Por isso, avise os seus amigos e ex-colegas que está procurando emprego e pergunte se eles conhecem alguma empresa que possua cargos que se encaixam em seu perfil. Boca-a-boca é a melhor ferramenta de promoção, então procure usá-la ao máximo.

10 - Networking online: networking online também traz benefícios, especialmente se você criar um blog e escrever sobre a sua área de trabalho. O blog mostrará aos potenciais empregadores seu conhecimento sobre o mercado e o colocará em contato com pessoas diferentes.

O intercâmbio de informações e experiência em redes sociais também não deve ser desprezado. Preste bastante atenção aos seus seguidores e quem você segue no Twitter.

Uma rápida troca de mensagens pode render uma indicação para uma oportunidade futura. Não se acanhe. Se não quiser abrir para todos, use ao menos a comunicação por mensagem direta (direct message).
Não são poucas as pessoas que obtiveram recolocação no mercado desta forma. É rápida, fácil e mais direta. Sem contar que será com o consentimento da pessoa, o que torna mais proveitosa a comunicação, diferentemente de envio de currículos sem critério algum pela web.

11 - Consultoria freelance: infelizmente, as suas despesas não terminam quando o último salário acaba. Mas antes que você recorra a economias, considere utilizar as suas habilidades e experiências adquiridas enquanto estava empregado.

Deixe antigos clientes e contatos saberem que você está disponível para realizar trabalhos de consultoria freelance. Mesmo um trabalho voluntário ajudará a cobrir a lacuna em seu currículo.

A consultoria não apenas mantém os seus conhecimentos atualizados, como também demonstra a sua determinação para procurar trabalho, além de poder abrir novas oportunidades de carreira.

12 - Iniciativas diversas: escrever artigos para publicações do trade ou dar palestras voluntariamente em um seminário sobre sua área também surtem o mesmo efeito.

Em geral, se você demonstra aos empregadores que tem feito tudo ao seu alcance para encontrar uma nova posição no mercado de trabalho e que mantém as suas habilidades e conhecimentos atualizados, o tempo em que você esteve desempregado não terá tanto peso assim.

Ao ressaltar as iniciativas, os trabalhos diversos que realizou enquanto buscava a sua oportunidade, passará uma imagem de que você sempre esteve na ativa. O tempo todo. E que jamais parou de produzir. Isso pode contar muitos pontos a seu favor.

Modelos de currículos

Quer modelos de currículos? Entre no Downloads INFO e escolha uma das opções de acordo com o seu perfil.


Fonte: Info Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário