Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conheça sete executivos que começaram como estagiários


Presidentes de empresas como Moto Honda, IBM, KPMG começaram nas companhias como estagiários, trainees e temporários

Chegar lá. Esse é o desejo de muitos funcionários que entram em uma companhia como estagiário ou trainee. Essa trajetória não é simples, mas se for trabalhada e aproveitada pelo funcionário ele poderá colher frutos e um dia dizer: eu cheguei lá!

Segundo Alessandra Zambroni, consultora da DM Executivos, ao entrar em uma empresa é essencial conhecer o modelo de negócio e as unidades desta companhia, “começar a ter contato com o mundo real, ir além do mundo teórico da faculdade”.

Visão ampla e estratégica

Para chegar lá é preciso ter um propósito muito claro de carreira. “É importante ter autoconhecimento, estar aberto aos feedbacks, para formar sua personalidade dentro do ambiente de trabalho, além de adquirir consciência de suas atitudes e comportamento”, diz.

Também é preciso ter uma visão ampla da companhia e ser estratégico. Mas o que é ser estratégico? Para Alessandra, um bom passo para conquistar essa estratégia, é se “jogar” no modelo de negócio. Entender o negócio da empresa e aprender com isso, pois é esse processo que vai servir para a formação.

Esses propósitos estão muito ligados aos processos que mobilizam a sua carreira. Segundo a consultora, você deve sempre procurar o que me faz feliz e quais as áreas que tem mais afinidade. Precisa ter uma meta, pensar o que vem depois? É sempre um passo depois do outro.

Fatores essenciais

Saber se posicionar, não ter medo de se expor, colocar seu ponto de vista, colaboração e trabalho em equipe, são outros pontos destacados pela consultora para ir se preparando para assumir um posto de liderança.

“Como estagiário é importante sair da zona de conforto e se relacionar com outras pessoas de outras áreas, que te permite conhecer mais sobre o negócio, se articular melhor dentro da organização. Isso aumenta seu grau de envolvimento”.

Por fim, Alessandra, lembra que atitudes como responsabilidade, comprometimento e vontade de ser dono do negócio desde o início são essenciais para conquistar altos cargos. No final é um processo de construção. “Quando você assume uma cadeira, você nunca está 100% preparado para aquela cadeira, mas a anterior já não serve mais”.

Issao Mizoguchi entrou na Honda em 1984, aos 24 anos como funcionário temporário. Depois de ocupar diferentes funções na companhia, neste ano, foi nomeado presidente da Moto Honda. Mizoguchi é o primeiro brasileiro a ocupar este cargo na empresa e passa a ser também o vice-presidente sênior da Honda South America. “Ter vivenciado os “dois lados” me proporcionou uma visão mais ampla do negócio”, diz o presidente.

Rodrigo Kede Lima foi nomeado presidente da IBM Brasil em julho deste ano. O executivo chegou à companhia em 1993 como estagiário e passou por diversos cargos na companhia. Lima é formado em Engenharia Mecânica pela PUC – RJ e possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capital (São Paulo).

Pedro Melo é o presidente da KPMG. Iniciou sua trajetória na consultoria em 1981 como trainee e chegouà presidência da empresa no Brasil em 2008. Melo cursou contabilidade e pós-graduação em análise contábil na Universidade São Judas Tadeu.

Luiz Carlos Trabuco Cappi presidente do Banco Bradesco desde 2009. Assim como grande parte da diretoria do banco, ele iniciou sua carreira na instituição,em 1969, como bancário e passou por todos os escalões da carreira bancária.

Roger Ingold é presidente da Accenture no Brasil desde 2004. Iniciou na consultoria em 1981 como trainee. Ingold é formado Engenharia Industrial pela Escola Politécnica de São Paulo e fez um MBA em finanças pelo Insper.

Ivan Zurita começou sua carreira na Nestlé em 1972 como estagiário de economia, foi presidente da empresa de 2001 até 1 de julho deste ano. A partir desta data, Zurita assumiu o posto de presidente do conselho consultivo. Ok!

Gustavo Marin foi presidente do Citibank Brasil de 2005b até junho deste ano. Marin começou sua carreira no Citi como trainee no departamento de crédito em Montevidéu, Uruguai. Marin também foi presidente da instituição no Paraguai e no Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário