Pesquisar neste blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

7 passos para melhorar seu currículo e ser chamado para uma entrevista de emprego

Veja como melhorar pequenos detalhes em seu currículo pode fazer com que você seja chamado para uma entrevista de emprego


Diariamente as empresas recebem inúmeros currículos e cartas de apresentação de candidatos à uma vaga de emprego. Geralmente, estes currículos são recebidos pela área de Recursos Humanos ou pelo gestor de um setor e são separados para entrevista de emprego de acordo com o interesse e com o perfil do candidato.

» Por que alguns chefes são incompetentes? 
» O segredo para conseguir um emprego 
» As 4 regras para conseguir um aumento de salário

Apesar de já termos divulgado algumas notícias sobre como fazer um currículo ou como não ter seu currículo descartado, resolvemos reunir aqui algumas dicas específicas para que seu currículo seja selecionado entre os melhores e você seja chamado para uma entrevista de emprego.

As dicas abrangem não só o tipo de informação que deve ser colocada no papel como também a maneira que o documento deve ser apresentado, bem como o padrão de layout que ele deve seguir.

Confira a seguir os 7 passos para melhorar seu currículo e ser chamado para uma entrevista de emprego:


#1 – Não exagere


Procure colocar no currículo somente o que é relevante para a área em que você está se candidatando. Também é importante colocar apenas um resumo de suas conquistas, projetos e realizações. Deixe para falar de todos os detalhes de cada um dos itens na hora da entrevista.

#2 – Inclua qualidades e competências


Não deixe de colocar em seu currículo algumas habilidades e competências que podem ajudá-lo diretamente a conseguir a vaga desejada. O importante é ser específico e mostrar todas as habilidades que estão relacionadas com o possível trabalho, mostrando que você já tem experiência.

#3 – Coloque uma foto


Se o seu currículo está cheio de informação e mostra diversas qualidades que podem ajudá-lo na hora de conseguir uma vaga de emprego, procure entregá-lo desta maneira, sem a necessidade de incluir uma foto. No entanto, se você acredita que possui boa aparência e acha que ainda falta alguma coisa em seu currículo, tire uma foto sua e coloque-a no início do documento.

#4 – Dê ênfase em sua experiência


Ao preparar seu currículo, procure escrever mais sobre suas experiências profissionais e deixe a formação em segundo plano. Apesar de ser importante, os recrutadores estão mais interessados em ver se você já experimentou a prática e não se você aprendeu a teoria.

#5 – Não deixe coisas importantes de fora


Apesar de ser importante resumir toda a informação dentro de seu currículo, procure prestar bastante atenção na hora de separar os tópicos, já que um currículo pobre em informação pode ser descartado facilmente por um recrutador.

#6 – Evite papel colorido


Na hora de imprimir seu currículo, deixe de lado os papéis coloridos e prefira utilizar folhas de sulfite tradicionais. O papel colorido muitas vezes chama a atenção, porém causa efeito negativo para os recrutadores.

#7 – Não tente ser criativo na hora de definir o layout


Um layout fora do comum pode causar uma má impressão nos recrutadores. Muitas vezes, a criatividade é motivo de preconceito, portanto prefira adotar o formato tradicional de currículo. No entanto, esta regra não é válida para profissionais que procuram uma vaga na área de projetos, ideias e criação.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário