Pesquisar neste blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O peso da entrevista de emprego

O desempenho de um candidato numa entrevista de emprego é o fator que mais pesa para o empregador na hora de decidir sobre a contratação. Competências comportamentais, experiência técnica anterior relacionada ao cargo e formação acadêmica seguem na lista de itens decisivos num processo de seleção. 

Os dados acima fazem parte de um levantamento coordenado pelo Grupo Catho, que buscou identificar os fatores que mais colaboram para a contratação de um novo profissional. Outros quesitos, como comportamento em redes sociais, fluência em inglês e outro idioma aparecem com pouco destaque na pesquisa. 

Confira a lista de fatores de influência, numa escala de importância de zero a 10: 

Desempenho na entrevista: 7,5 
Competências comportamentais: 7,3
Experiência técnica anterior: 6,7 
Formação acadêmica: 6,2 
Reputação das empresas nas quais o candidato atuou: 6,0 
Desempenho nos testes: 5,9 
Estabilidade empregatícia: 5,6
Resultados e promoções anteriores: 4,5 
Atividades extracurriculares: 4,5
Perfil/ comportamento em redes sociais: 3,1 
Trabalhos voluntários: 2,9 
Fluência em inglês/ outro idioma: 2,5

Ainda sobre a importância da entrevista, o estudo mostra também que, para conseguir avaliar os candidatos e fazer a melhor escolha, normalmente as empresas optam por realizar mais de uma conversa com as pessoas. Cerca de 48% dos profissionais passaram por pelo menos duas entrevistas num processo seletivo. Além disso, quanto maior o porte da empresa, maior a quantidade de entrevistas as quais é submetido. 

Para tornar o processo ainda mais assertivo, os recrutadores costumam entrevistar entre 4 e 5 candidatos para concorrer a uma vaga. Número que tem se mantido estável nos últimos anos, informou o Catho. 

A pesquisa contou com a participação de 46 067 respondentes, e faz parte de um estudo sobre a contratação, demissão e carreira dos executivos brasileiros.

Fonte: revistavocerh.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário