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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quando se começa em um novo trabalho: como agir?


A partir do momento em que se é contratado, o novo funcionário deve demonstrar que pode contribuir de maneira efetiva com o que traz em sua bagagem profissional





Com o mercado de trabalho aquecido e muitas pessoas mudando de emprego, é importante saber como se portar quando surge uma nova oportunidade. A partir do momento em que se é contratado, o novo funcionário deve demonstrar que pode contribuir de maneira efetiva com o que traz em sua bagagem profissional.

O que fazer nessa hora? Em primeiro lugar, demonstre conhecimento, mas sem parecer que é o 'dono da razão'. Em um ambiente novo, é importante também conhecer o quanto os outros já sabem tecnicamente do assunto e, às vezes, fomentar que o conhecimento saia do próprio grupo de trabalho, pode ser mais simpático.

Se você perceber que ninguém tem aquele conhecimento, aí sim você deve falar com propriedade do assunto e sempre envolver alguém no trabalho. Mostrar que você está disposto a dividir aquilo que sabe é muito adequado na era da informação. Não ensinar e não dividir demonstra um comportamento antiquado e antipático.

Com o chefe, seu comportamento deve denotar muita força de trabalho e vontade de fazer a diferença. O chefe tem de saber que pode sempre contar com você. Atitudes como iniciativa e bom de relacionamento costumam ter destaque para quem está no comando. Você deve manter uma postura formal até que ele peça para que você seja informal. Evite brincadeiras, mas você pode falar o que você pensa de maneira educada e denotando compromisso para com a empresa.

Busque conhecer as pessoas de seu novo ambiente e contar sobre você, mostre interesse por elas e pelo trabalho que fazem. Mas ouça mais e fale menos. Você ainda não conhece as relações que estão estabelecidas naquele local, quem é amigo de quem, quem influencia quem. E nunca, de forma alguma,fale mal de alguém no início. Aliás, falar mal dos outros no ambiente de trabalho não é adequado em nenhum momento. Mas, como todos são humanos, isso inevitavelmente acontece. Lembre que, seu início na empresa é um momento crucial para sua aceitação no grupo. Assim, ser uma pessoa leve e simpática pode lhe ajudar neste processo.

A confiança é ganha com o trabalho, quando a chefia sabe que suas tarefas serão feitas dentro do prazo e com precisão. Releia sempre o que vai ser entregue para o seu superior, a fim de encontrar erros antes que ele encontre. Para se destacar, mostre que pode acumular funções tendo boa flexibilidade e que é leal com as pessoas da equipe, nunca tentando passar por cima de alguém para aparecer. O reconhecimento do chefe vem para pessoas que têm o perfil mais completo, incluindo competências de trabalhar bem com outras pessoas e valores como lealdade, compromisso e, muitas vezes, humildade.

Não fique inseguro. Quando tiver dúvidas, pergunte. A tendência para quem quer conseguir fazer a atividade é conseguir. Peça feedback e combine com o seu chefe que sempre que ele puder fazer uma crítica, ela será bem-vinda. Com isso, a tendência é que você aprenda mais rápido e fique mais exigente consigo mesmo, acelerando o processo de aprendizado. Siga confiante e boa sorte!


Fonte: Administradores

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