Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Feedback: ferramenta fundamental para o desenvolvimento das equipes


O papel do feedback é aprimorar o trabalho de colaboradores, através da busca de aperfeiçoamento, pois é um importante recurso que permite que a pessoa perceba como está sua conduta profissional




Sempre em busca do crescimento as empresas investem cada dia mais na comunicação. Procurar ouvir e conversar com os colaboradores é essencial para entender o funcionamento dos negócios e ajudar as equipes na gestão de crises.

Considerada como uma das ferramentas fundamentais das relações nas organizações, o feedback é essencial para o desenvolvimento de equipes e é a principal forma de alinhar o trabalho do profissional com o que de fato a organização espera.

O papel do feedback é aprimorar o trabalho de colaboradores, através da busca de aperfeiçoamento, pois é um importante recurso que permite que a pessoa perceba como está sua conduta profissional, onde está acertando e quais os pontos onde deve melhorar.

Podemos citar três tipos de feedback:

1- Feedback Construtivo: consiste na informação dada sobre o comportamento de um profissional acompanhada de uma sugestão de melhoria.
2- Feedback Positivo: é dada a informação que o comportamento do profissional fez com que ele alcançasse os objetivos propostos com assertividade, propondo a prosseguir;
3- Feedback Negativo: é utilizado quando o profissional não atingiu os resultados esperados e encorajando-o  a mudança.

Proporcionar esse tipo de comunicação gera mais confiança e dedicação no trabalho por parte de líderes, gestores e colaboradores. Criando um ambiente aberto a comunicação e consequentemente melhoria nos relacionamentos e engajamentos.

Alguns pontos são essenciais para um feedback efetivo:

- Escolha um ambiente onde o profissional se sinta a vontade, mais descontraído, evite o clima de tensão.

- Reflita sobre o que pretende falar e faça um balanço dos pontos positivos e negativos.

- Primeiramente exponha os aspectos positivos, em seguida os pontos a ser melhorado e por ultimo encoraje-o a mudança.

- Dê oportunidades para que o profissional também possa falar, escute com atenção.

- Seja claro e objetivo.

- Esteja sempre preocupado em motivar o colaborador e reforce as mudanças desejadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário