Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Artigo: Você quer mudar de trabalho?

Especialista dá dicas sobre como buscar novas oportunidades na carreira



Esta coluna é de RH, mas há tempos não toco num dos assuntos sobre os quais mais recebo e-mails. Afinal de contas, quais as melhores dicas para quem está buscando uma oportunidade de crescimento na carreira? Esta tarefa demanda planejamento. Então, vamos lá!

Seu currículo

Descreva claramente qual é o seu objetivo. Isso facilita para o analista de recrutamento e seleção. Também é importante um sumário que resuma a experiência. Para cargos executivos, é importante uma seção de resultados, exemplificando com números seus principais feitos nas empresas e posições pelas quais passou. A experiência deve estar em ordem cronológica para facilitar o entendimento e as atividades e responsabilidades dos cargos ocupados devem estar claros e sucintos. A formação deve ser descrita da última para a primeira e os idiomas devem citar o nível e a instituição de ensino.

Dinâmicas

Priorize características como trabalhar em equipe e escutar os outros. Coloque-se e mostre sua opinião, mas sem desdenhar ou menosprezar as opiniões dos outros. Demonstre capacidade de análise e planejamento, além de liderança, se for o caso. Trate os outros candidatos de forma educada e amigável, pois a habilidade de relacionamento interpessoal é o tempo todo observada. Pessoas que claramente querem "levar vantagem" não são bem vistas.

Entrevista

O tempo é escasso e você deve falar sobre seus principais resultados. Priorize. Fique atento aos sinais e perguntas do entrevistador, ele sempre explicita o que exatamente quer saber. Cite casos reais do passado que demonstrem que você tem a competência que está sendo investigada, busque o melhor exemplo. Por isso, preparar-se para a entrevista sempre é importante e inteligente. Falar sobre escolaridade e resultados é muito importante, além de comentar seus valores e estilo. Lembre-se de ter uma postura extremamente profissional com discrição no vestuário, vocabulário mais formal e rico, riqueza de detalhes no discurso técnico. Mostre que tem domínio do assunto sem parecer arrogante.

Busque citar pessoas que o ajudaram a conquistar seus resultados. Mostre que sabe trabalhar em equipe e que reconhece o que o par, o subordinado ou o chefe, tem de melhor, sem, é claro, menosprezar o que você pode agregar de valor. Não utilize adornos (piercings, alargadores) durante o processo seletivo. Depois de contratado, você irá perceber se o ambiente da empresa permite a utilização desses itens. Barbas devem estar sempre bem feitas, sapatos e roupas limpos. Cabelos cortados, aparados.
As mulheres devem utilizar pouca maquiagem e cabelos cuidados. Para cargos executivos, existe um padrão: para homens ternos escuros com gravatas discretas; para mulheres terninhos ou tailleurs, também escuros, com sapatos clássicos (scarpins); os acessórios devem ser discretos.
Seguindo essa linha, ficará mais fácil encontrar seu caminho para uma nova oportunidade de trabalho. Siga confiante e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário