Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Brasil é alvo dos planos de expansão das empresas para 2013





O fraco desempenho econômico de alguns países do globo tem gerado nos empresários mais interesse pelas nações emergentes. Um estudo da consultoria Grant Thornton mostra que aproximadamente 57% dos executivos incluem China, Índia, Rússia, Brasil e México em seus planos de expansão para 2013. Apenas 38% e 33% dos líderes consultados veem a Europa Ocidental e a América do Norte, respectivamente, como destino para se internacionalizar.

O Brasil é o terceiro país na escala de prioridades de investimentos das companhias, ficando atrás de China e Índia. Dos que querem se instalar por aqui, destacam-se os empresários espanhóis (45%), norte-americanos (42%) e argentinos (35%).

A China é alvo de 63% dos executivos japoneses, enquanto a Índia atrai principalmente os norte-americanos (32%). Confira o mapa abaixo e veja quem está na mira dos investidores:

“Negócios dinâmicos estão constantemente à procura de oportunidades de crescimento e a expansão para diferentes mercados pode impulsionar os planos de crescimento. As economias emergentes possuem um vasto mercado consumidor e perspectivas de expansão, fundamental para o crescimento em novos mercados e a diversificação”, comenta Paulo Sérgio Dortas, Managing Partner da Grant Thornton Brasil.

Via de mão dupla

O estudo da Grant Thorton ressalta que as economias emergentes também estão buscando oportunidades de expansão em mercados maduros, seja através da abertura de novas instalações ou comprando ativos problemáticos. Entre os latinoamericanos, 33% buscam oportunidades na América do Norte. Empresas da Turquia (59%), Rússia (37%), Índia (33%) e China (27%) estão de olho na Europa Ocidental.

Os brasileiros entrevistados acreditam que o maior obstáculo para desenvolver os seus negócios internacionalmente é a legislação e regulação (52%), seguido pela dificuldade em achar os profissionais certos (45%). Globalmente, os líderes compartilham a mesma opinião, com resultados de 45% e 35% para as respostas citadas, respectivamente.


Fonte: Você Rh

Nenhum comentário:

Postar um comentário