Pesquisar neste blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quero mudar de carreira. E agora?



Se você está insatisfeito com sua carreira, antes de tomar uma decisão precipitada, é preciso fazer uma autoavaliação e identificar os prós e contras

Não raro encontramos, no mercado de trabalho, profissionais insatisfeitos com suas carreiras. E não é para menos. Fazer aquilo que gostamos é um dos pressupostos para ser bem-sucedido profissionalmente. Mostra disso, é a pesquisa da revista inglesa Management Today, que aponta que pessoas infelizes são 40% menos produtivas, enquanto que, colaboradores felizes, conseguem alcançar o dobro da produtividade.

Porém, se você está insatisfeito com sua carreira, antes de tomar uma decisão precipitada, é preciso fazer uma autoavaliação e identificar os prós e contras que envolvem esta mudança. 

Veja as dicas de como planejar uma mudança de carreira:

Reflita (Por que você deseja mudar de profissão e seguir atuando em outra carreira?)
Identifique os seus pontos fortes e de melhoria – (Conheça as competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas para atuar nesta nova profissão)
Eleja seus objetivos (Faça uma lista de prioridades para não perder o foco) 
Defina metas realistas (Ter mais tempo livre, aumentar o salário, ser reconhecido)
Estabeleça prazos (Em quanto tempo farei esta mudança – um ano, três meses?)
Avalie os impactos desta mudança (Financeiros, emocionais, sociais e familiares) 

Após fazer esta autoavaliação é possível compreender melhor as motivações, profissionais e pessoais, que culminaram neste desejo de mudar de carreira. Este alinhamento sistêmico é o primeiro passo para dar início a um Plano de Carreira consistente, formatado de acordo com as metas de vida.

Esta percepção dos desejos, motivações, valores, crenças, pontos fortes e de melhoria é fundamental, especialmente para que este profissional confira atenção a todas as razões que envolvem esta decisão e, tome-a com a clara consciência de suas consequências e benefícios. Avalie-se e Boa Sorte!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário