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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem aqui sonhou ou desejou ser vendedor algum dia?


Afinal, qual é a importância do profissional de vendas?

Há alguns meses, ouvi essa pergunta do título em uma palestra dirigida a vendedores e fiquei surpresa quando ninguém na platéia levantou a mão. Esse é um questionamento que vem me perseguindo desde então, e hoje, lendo um artigo num site de vendas, voltei a refletir sobre o assunto: a importância da profissão vendedor.

Podemos observar como o vendedor é pouco prestigiado. Por exemplo, quando perguntamos a uma criança o que ela quer ser quando crescer. As respostas são as mais variadas: algumas querem ser astronautas, outras bailarinas, professoras, médicos, secretárias e por aí vai. Mas vendedor eu nunca vi! Até porque são poucos os que consideram vendedor uma profissão de verdade. O mais curioso de tudo isso é que, em qualquer profissão as pessoas têm que lidar com vendas: o médico vende seu conhecimento, a bailarina seu talento, a secretárias sua organização. De um jeito ou de outro, todos nós somos vendedores – no mínimo, vendedores de nós mesmos!

Mas o vendedor a que estou me referindo nesse pequeno texto (ou desabafo), é o "vendedor vendedor": aquele que fica em pé o dia todo na loja, ou o que fica atrás do balcão, o que passa o dia inteiro fazendo ligações sem parar ou os outros milhares que circulam pelas ruas, de porta em porta, oferecendo algum tipo de produto ou serviço.

A maioria das pessoas "acaba" nessa atividade não por vocação ou desejo; muitas estão ali apenas para passar uma chuva, outras porque não acham coisa melhor ou até porque não sabem fazer nada mesmo e, com isso, o mercado vai ficando saturado de maus vendedores e nós, clientes, saturados de sermos mal atendidos.



O setor de vendas precisa de profissionalização. Urgente! Afinal de contas, tudo é uma questão de saber vender seu peixe. Vendedores lidam com clientes e os clientes são à base de toda empresa.

Capacitar, qualificar, preparar os profissionais que lidam diretamente com a clientela é fundamental para o bom desempenho de toda e qualquer empresa. Segundo as estatísticas, um cliente bem atendido atrai outros três clientes, enquanto o que é mal atendido faz com que a empresa perca outros sete. Sem falar no fato de que, conquistar um cliente custa cinco vezes mais caro que mantê-lo. Desta maneira, pode-se concluir que a qualidade no atendimento deve ser repassada nas relações entre vendedores e clientes, pois essa falta de qualidade gera retrabalho que é dinheiro jogado fora.

Essa história de "quem não tem cão caça com gato", não cabe nesse contexto de alta competitividade que vivemos hoje. Um cliente satisfeito é a razão da continuidade de todo empreendimento. Assim, educar, treinar os profissionais de vendas para o bom desempenho de suas atividades é, sem duvidas, a melhor solução. Remediar pode custar muito caro. O ideal, então, é prevenir sempre e profissionalizar o que tem que ser profissional. E viva a profissão vendedor.

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