Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Saiba como se dar bem na entrevista de emprego

Candidato a vaga de trabalho deve evitar jeito engessado e obter o maior número possível de informações

Apesar do nervosismo, natural nessas situações, Giele Yamashita, 30 anos, permitiu que o BOM DIA acompanhasse uma parte de sua participação num processo de seleção para emprego. Ela conversou com a psicóloga Lívia Cordeiro, 26, coordenadora da RH Assessoria Recursos Humanos.

Giele foi pré-selecionada para uma vaga administrativa. Foi para a sessão de entrevistas consciente de uma das regras básicas para a situação: não adianta mentir.

O candidato que não fala a verdade sobre as próprias qualificações corre o grande risco de ser descoberto, perder a vaga e, ainda por cima, ficar com fama de mentiroso.

Outra lição: o nervosismo, se não for exagerado, é compreendido pelos selecionadores. “Cabe aos recrutadores criar um ambiente de naturalidade”, explica Lívia.

A psicóloga afirma que os candidatos a emprego não devem encarar o recrutador como inimigo – até porque o selecionador também tem interesse que a entrevista seja bem sucedida e a vaga, preenchida.

Lógico, existem regras básicas a serem seguidas e nunca é demais apelar para o bom senso. Mas Lívia lembra também que é preciso evitar a reprodução mecânica de um estilo que não é o do candidato.
“É importante que a pessoa seja ela mesma. Dá para perceber quando está engessada.”

Informações
Com quatro anos de experiência na RH, Lívia já encontrou situações bizarras. Numa delas, um candidato soltou um palavrão ao ser informado sobre o salário do emprego que queria. Foi considerado desclassificado pelo recrutador, mas, mesmo após o comportamento mal educado, seguiu na disputa pela vaga.

O estilo neutro, com roupas básicas, sem decotes e maquiagem leve para as mulheres é o mais indicado na hora de passar por um recrutamento.

Agora, um candidato com perfil ideal para o trabalho não vai ser desclassificado só porque usa um piercing na hora da entrevista, por exemplo.

Neste caso, explica a psicóloga, cabe ao selecionador dar a dica e pedir para o acessório ser retirado caso não combine com o perfil da empresa.

Outra dica valiosa é obter informações sobre o local almejado para trabalhar. Vale conversar com funcionários, ouvir opiniões e pesquisar sobre a empresa na internet.

Na hora da seleção, conta bastante ter informações atualizadas sobre o serviço. Além do mais, isso dá mais confiança para o candidato. E diminui o nervosismo, que todo mundo já sentiu pelo menos uma vez na vida.

Funcionário com formação técnica é o mais procurado
A própria Lívia Cordeiro já passou por uma entrevista de emprego e, como todo mundo, também ficou ansiosa. É um comportamento explicado pela combinação de dois fatores: a necessidade do trabalho e a expectativa sobre a performance na hora de responder. “Será que vou conseguir?”, é que quase todo mundo pensa.

Mesmo sem experiência, a demonstração da vontade de trabalhar é um passo importante. E também deixar clara a flexibilidade, o que dá ao empregador a certeza de que está diante de alguém com quem poderá contar.

Hoje o país vive uma situação inusitada. Sobram vagas nas áreas técnicas. E faltam pessoas com formação para preenchê-las.  Aí vem talvez a dica mais importante: é preciso estudar.

PARA SE DAR BEM:
- Ter certeza que seus objetivos profissionais combinam com a vaga;
- Ser honesto. Não informar experiências que não existem;
- Demonstrar interesse;
- Ter clareza sobre suas atribuições;
- Ser o mais natural possível;
- Prestar atenção na conversa;
- Adotar postura adequeda;
- Evitar críticas ao antigo chefe ou emprego;
- Ser simpático, mas falar apenas o necessário;
- Apostar na boa comunicação.

Fonte: www.redebomdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário