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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reflexos de uma liderança acessível

Planejamento estratégico inclui pessoas e pessoas devem ser informadas.

Temos encontrado muitas palestras e artigos dizendo que devemos ouvir nossos colaboradores para que possamos conseguir resultados, concordo, porém não devemos esquecer principalmente de conscientizar estas pessoas para o que a empresa tem como objetivo, o que a empresa espera que o colaborador realize, por que ela quer que ele realize tal atividade, na maioria das vezes nos deparamos com pessoas que sabem o que fazem, mas não sabem para que fazem, na condição de líder, seja um líder de setor ou empreendedor é fundamental que se deixe claro os objetivos, o horizonte da empresa, de nada adianta ter um ótimo plano de negócios e deixá-lo dentro de uma gaveta, um plano não funciona se não for colocado em prática, liderar não é ser bonzinho ou durão, ser durão não é liderar e sim ser ditador, ser bonzinho configura ser monge e não líder. 

Tomamos como exemplo uma senhora que teve de ir a uma reunião empresarial em outra localidade, chegando ao hotel reparou que o estacionamento estava cheio, se aproximou do guarda e disse: “Você sabe se vai demorar em desocupar uma vaga?”, o guarda respondeu: “Senhora, ali tem uma vaga, pode estacionar lá”, a senhora olhou e viu uma placa dizendo “DIRETORIA”, voltou ao guarda e disse: “Mas e se alguém da diretoria chegar e ver meu carro aqui?” e ele respondeu: “Irá ficar muito feliz em saber que vaga foi ocupada por um cliente.”

Nossos colaboradores estão preparados para situações como essas? Será que eles possuem a ciência de que o importante é a satisfação do cliente? De que os passos da empresa dependem de um atendimento de qualidade? De métodos eficientes? São essas as questões que devem consideradas por um líder, não há a possibilidade de ouvir um colaborador se ele não tem nada a dizer, o importante é ele ter ciência do que está fazendo para ai possuir conteúdo profissional.

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