Pesquisar neste blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

Erros de português eliminam metade dos candidatos em entrevistas

Veja as dicas que o EPTV.com preparou para quem não quer cometer gafes

Com o mercado de trabalho tão aquecido, é praticamente inevitável que milhares de pessoas passem por entrevistas de emprego todos os dias durante o processo de seleção. Mas segundo consultores de recursos humanos, candidatos perdem a chance de conquistar um novo emprego por causa das gafes cometidas na busca por um novo emprego. Para ajudar quem não quer cometer gafes, o EPTV.com conversou com um especialista e simulou várias situações encontradas durante as entrevistas. A simulação foi feita por consultores de RH do Grupo Foco de Campinas.

Atrasos com explicações absurdas, celulares ligados e erros de português estão entre os principais motivos da eliminação dos candidatos. De acordo com o consultor de RH Maviael Filipe Lopes, itens básicos como estes fecham as portas para quem disputa uma vaga. "Da forma como as pessoas se portam em uma entrevista, nós analisamos que isso pode continuar ou prevalecer após a contratação. Por isso, a preparação e a postura contam muitos pontos". Lopes enfatiza que os erros do português podem eliminar metade dos candidatos em alguns processos de seleção (veja no vídeo ao lado o que evitar em uma entrevista de emprego). 

Segundo especialistas, outro erro comum é colocar informações falsas no currículo. "No papel, pode tudo, mas tudo o que é colocado será checado no processo. Se o candidato coloca que tem inglês fluente, essa habilidade será testada em entrevistas com gestores". Por isso, não adianta mentir, explica Lopes. (veja no vídeo ao lado o que priorizar em uma entrevista de emprego).

Confira os Videos :

Nenhum comentário:

Postar um comentário