Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que faz a diferença em um processo seletivo?

Muitos se perguntam qual o segredo para ter sucesso em um processo seletivo. Como se portar na entrevista? O que dizer? O que não dizer? Como impressionar o entrevistador para ficar com aquela tão sonhada vaga? O diretor de Operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, lista algumas técnicas e habilidades que fazem a diferença num recrutamento: ter boa comunicação, conhecer a empresa, demonstrar interesse pela vaga e exibir uma postura correta.

“Uma comunicação deficiente, por exemplo, pode deteriorar a imagem, gerando falta de credibilidade e desconfiança”, afirma o consultor de RH. Especializada na seleção e recrutamento de talentos, a Human Brasil sugere algumas dicas para evitar ou, pelo menos, minimizar o insucesso nas entrevistas:

1) Reunir previamente o máximo de informações possíveis sobre a empresa, como: setor de atuação, o departamento/área na qual se pleiteia a vaga, entrevistador (se possível), contatos prévios, sejam de ordem comercial ou outras áreas.
2) Definir os objetivos da entrevista. Para que se candidatou à vaga de emprego? Os propósitos de curto, médio e longo prazos para onde pretendem te levar?
3) Definir uma sequência de argumentos a abordar durante a entrevista. Mesmo sendo o entrevistador quem irá direcionar os questionamentos, muitas vezes o entrevistado se perde quando tem a oportunidade da palavra. Isto geralmente ocorre quando o candidato não se prepara adequadamente para esse momento.
4) Efetuar perguntas inteligentes: o entrevistado tem o direito a fazer perguntas no processo de entrevista e, regra geral, se utiliza muito pouco dessa prerrogativa. O demonstrar interesse pela vaga por meio de questionamentos coerentes é tão importante quanto passar ao entrevistador as informações a respeito de suas próprias competências.

HABILIDADES VERBAIS E NÃO-VERBAIS. Fernando Montero da Costa comenta também sobre algumas habilidades ligadas à comunicação verbal e não-verbal que, se bem desenvolvidas, podem ajudar muito numa entrevista de emprego. “Tom grave e suave, por exemplo, expressa segurança. A entonação deve ser variada e animada e, o volume, adaptado ao número de entrevistadores”, explica.

O especialista afirma que a velocidade deve ser mais lenta que em uma conversação normal, até para facilitar que a pronúncia e a articulação sejam claras. “Já com relação às habilidades não-verbais, posso citar como importantes a postura erguida e relaxada, o uso do sorriso e o famoso olho no olho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário