Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como responder a 10 perguntas delicadas na hora da entrevista

Em uma entrevista de trabalho, não adianta o interessado chegar com a premissa de que ele é “o candidato ideal para a vaga”. É necessário ser objetivo e ter respostas convincentes. As perguntas podem até te colocar em uma saia-justa, mas saiba que o recrutador só tem esse momento para extrair tudo que puder sobre que profissional você será na companhia. Não tenha dúvida: ele vai te apertar.

Três recrutadores enumeraram quais as melhores respostas para as perguntas que podem constranger o candidato. Eles também ressaltaram o que não deve ser dito, para evitar uma eliminação. Afinal de contas, quem já não se pegou falando mal do chefe ou da própria empresa, ao ser questionado o porquê de ter sido demitido?

Estratégia Para Margarida Silva, gerente de Recursos Humanos da MSA Seleção, é fundamental que o candidato saiba que cada resposta gera outra pergunta, com base no que foi respondido. “Se o recrutador perguntar o que ele faz no seu tempo livre e ele responder que adora ler, tenha certeza que o recrutador vai perguntar o livro que ele está lendo e pedir para contar o que aprendeu com a história”, exemplifica Margarida.

Seguindo esta lógica, os especialistas em Recursos Humanos não aconselham os candidatos a mentir. “Tem que responder o que foi perguntado e não tentar enrolar o recrutador. Você pode dizer que não sabe trabalhar em equipe, mas contar como está fazendo para contornar esta deficiência”, orienta Márcia Almeida, gerente da filial da Consultoria de Recursos Humanos Ricardo Xavier.
Márcia acrescenta que é importante ter “este script em mente”. E que a apresentação tem que ser um exercício interno do candidato consigo mesmo, antes dele partir para uma entrevista de trabalho.

Ouvir Quem pensa que o importante, no momento da entrevista, é falar bastante está bem enganado. Para Nicole Santos, psicóloga do Sinebahia, serviço de intermediação de mão de obra, é fundamental que o candidato ouça com atenção as perguntas do recrutador. “Se o entrevistado não entender, não há nenhum problema que ele peça para repetir. Mas é importante que ele seja assertivo nas respostas e não demore com informações desnecessárias”, recomenda a piscóloga Nicole.

É óbvio que não existem respostas prontas. Porém,  analisar determinadas perguntas irá ajudar o candidato a não cair em armadilhas. Quando questionado sobre a pretensão salarial, por exemplo, ele poderá responder um valor muito superior ou inferior ao imaginado pela empresa. “Se for abaixo do salário oferecido, o recrutador vai achar que você não está capacitado para o cargo. Se for muito alto, não vai te contratar para você ficar insatisfeito”, ressalta Márcia.

1 Por que você foi demitido?Não minta, principalmente nesta pergunta. O recrutador deverá checar as razões que levaram a última empresa a te demitir. Se cometeu algum erro, seja humilde e conte, alertando o recrutador que você está buscando melhorar. Caso tenha ocorrido um corte de pessoal na antiga empresa, acrescente que foi a fundo para conhecer os reais motivos da sua demissão. Já que outros funcionários continuaram na companhia.

2 Por que você está mudando de emprego?O erro mais comum nesta resposta é começar a falar mal do chefe ou da empresa. Essa atitude desclassifica qualquer candidato. Também nunca demonstre estar extremamente insatisfeito com a empresa. A melhor estratégia é dizer que o estilo da instituição ou outros valores da companhia não combinam mais com você. Importante não perder de vista que o recrutador irá perguntar que estilo ou valores são esses.

3 Quais seus principais fracassos?A forma de falar e as palavras que você escolher são importantes para não assustar o entrevistador com a resposta. Conte algum erro que cometeu, deixe claro que aprendeu com o fracasso e mostre como fará um trabalho diferente a partir desse aprendizado. Não precisa ter medo de dizer que fracassou. Falar que nunca fracassou é a pior das opções, porque nenhum recrutador irá acreditar.

4 Quais suas principais realizações ao longo da carreira? Responda a esta questão de forma quantificável. Como você acelerou os processos na antiga, ou atual, empresa? Como melhorou o faturamento? Se o funcionário não deixa uma máquina quebrar, se ele foi pontual, tudo isso pode ser quantificável para os recrutadores. É considerado um erro não saber seu valor na empresa. Também é recomendável ter um caso de sucesso para exemplificar para o entrevistador.

5 O que você faz nas horas vagas?O recrutador quer saber sobre sua condição social e seu nível cultural com esta pergunta. Saiba que, se mentir, fatalmente você será pego. Por exemplo, ao responder que lê no seu tempo livre, tenha certeza que o recrutador irá perguntar: o que você está lendo agora? O que aprendeu com esta história? Ele vai perceber se for mentira. Não tenha vergonha de dizer que assiste TV. O entrevistador procurará quais são os programas e terá uma ideia mais clara do seu perfil. Se você tiver um estilo de vida mais saudável, isso contará pontos positivos ao seu favor.

6 Consegue trabalhar sob pressão? Seu corpo, já no momento da entrevista, vai expressar se você consegue trabalhar sob pressão, ou não. Atitudes como baixar o olhar, ter uma postura descomprometida, vão lhe denunciar negativamente. O recrutador não espera para esta pergunta uma resposta negativa. O ideal é citar uma ocasião em que você trabalhou sob pressão e ele avaliará se foi, de fato, uma situação tensa.

7 Qual sua pretensão salarial?Esta pergunta é considerada uma das mais constrangedoras, e que pode eliminar o candidato caso ele não responda o que o recrutador quer ouvir. Se você responder um valor superior ao que será oferecido, o empregador saberá que ficará insatisfeito com a oferta da empresa. E caso responda um valor bem inferior, ele vai pensar que você não está capacitado para ocupar um cargo tão alto. O ideal é estudar a faixa salarial da empresa, ou acrescentar 30% ao valor do seu atual salário.

8 Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos?Cuidado para não dar um tiro no pé com esta resposta. Não fale sobre defeitos que vão influenciar diretamente o seu crescimento profissional. É importante se conhecer para responder a esta pergunta da melhor forma possível. Se prenda às questões relativas ao trabalho. Problemas como ser perfeccionista ou ansioso já são consideradas respostas clichês. Porém, você pode dizer que é centralizador, mas que está aprendendo a delegar tarefas, por exemplo.

9 Por que quer trabalhar aqui?Passe a ideia de que você tentará agregar valor à companhia. Exemplifique qual será esse valor com exemplos de competência e objetivos que foram, ou serão, desenvolvidos por você. Não diga que quer trabalhar na empresa apenas por dinheiro, ou para crescer, já que a melhor resposta está associada às metas e aos objetivos da companhia. Nesta resposta, procure atrelar conhecimentos que você tem sobre a empresa.

10 Por que devo contratar você?Esta pergunta mostra que você chegou na etapa final. É hora de se vender. Atrele todas as suas competências ao que você sabe que é importante para a empresa. O fundamental nesta resposta é não perder a conexão entre os seus atributos e as demandas da companhia. E para fazer uma boa apresentação é preciso que você esteja informado sobre a empresa em que almeja trabalhar. Mostre abertura e disponibilidade e não seja cansativo e prolixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário