Pesquisar neste blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nada a temer na busca do primeiro emprego

Em qualquer idade, para não ter grandes problemas, o candidato pode preparar-se muito bem, mesmo sendo a primeira experiência

Primeira entrevista de trabalho. Este é um dos momentos mais assustadores da vida dequalquer pessoa. Porém, não há o que temer. Hoje, temos recursos bem diferentes dos de antigamente e que podem auxiliar os jovens profissionais nessa etapa da vida.


A busca pelo primeiro emprego já está começando mais tarde. De acordo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos oito anos, caiu em 27% o número de jovens entre 15 e 17 anos que trabalham ou estão embusca. Com isso, pode-se perceber que os jovens brasileiros já perceberam que precisam de mais escolaridade para conseguir um emprego melhor.

Entretanto, em qualquer idade, para não ter grandes problemas, o candidato pode preparar-se muito bem, mesmo sendo a primeira experiência. O primeiro passo é verificar com os familiares e amigos como foram as suas entrevistas, quais são as dicas que podem passar.

O uso da tecnologia também pode auxiliá-lo, o que, na época dos nossos pais, não tinha. Hoje há na internet vários consultores de Recursos Humanos que escrevem artigos, postam entrevistas sobre este tema. Pode ter certeza que os conselhos destes profissionais podem trazer algumas mudanças na sua postura na hora da entrevista.

Deste ponto em diante, é que há algumas mudanças, dependendo do perfil de cada candidato. Se ele ainda estiver no Ensino Médio, o candidato pode procurar os professores e diretores da escola para verificar quais as diretrizes que eles podem passar. Já no caso do Ensino Superior, além de pedir ajuda aos professores e colegas de sala (que, neste período, são comuns as entrevistas), há setores especializados, oferecidos pela própria instituição, que, além de ensinar a preparar um currículo, realizam "entrevistas testes", que mostram ao participante como são estas entrevistas, quais os erros que cometeu, no que ele de destacou, e assim por diante.

Além de aprender sobre a postura que tem que ter na entrevista, ainda há dois pontos que não podemos deixar de lado: conhecimento da empresa e vestimenta. Os dois são muito simples de acertar.

Antes da entrevista, é importante que o candidato busque informações sobre a empresa. O mais prático e garantido é por meio do site oficial da organização. Fiqueatento a todas as informações – que segmento ela atua, quais serviços/produtos oferece, está situada apenas na cidade ou em várias etc. Isso mostrará que o candidato está interessado.

A vestimenta é a parte mais simples. Para homens, traje completo: terno e gravata. Para mulheres, uma roupa social, que pode ser calça ou saia, com sapato de salto (de preferência). Evite usar cores muito vibrantes. Como dizem diversos estilistas, menos é mais. E para uma entrevista de emprego, isto também é válido.

Existem muitos mitos sobre as entrevistas de trabalho. O mais importante, não apenas na primeira, mas em todas, é sempre ir preparado. Seja você e não tenha medo – teremos que passar por isso por toda a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário